segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

O jeito certo de brincar!




A um tempo atrás eu li uma matéria que me chamou bastante atenção, na época nem sonhava em ter o Davi, mas a matéria dizia como nós adultos impomos as coisas as crianças, e quando brincamos com elas devemos lembrar que estamos entrando na brincadeira DELAS, ou seja essa mania de ensinar o jeito certo de brincar é prejudicial á imaginação e autonomia das crianças.
Me lembrei disso nesse fds quando o Davi cismou de sentar na moto ao contrário e meu marido ficou brigando com ele, chamei meu marido e disse deixa ele, lógico que meu marido ficou revoltado comigo quando eu disse a brincadeira é dele, ele sabe o jeito que ele quer brincar, aliás uma caixa por exemplo nem foi feita pra brincar, mas pergunte a uma criança que ela te contará inúmeros jeitos de brincar com ela, e é isso que quero incentivar no Davi, quero que ele seja criança que ele erre, que acerte, que descubra novas maneiras com tudo, é lógico que essa minha idéia bate de frente com a do meu marido que fez as comparações mais absurdas kkkkkkkkkkkkkkkkkkk mas disso não abri mão.
E no fim Davi brincou com a moto dele sentado de frente ao guidão como deve ser, de costas olhando as rodas ( acho que tava brincando de mecânico), desceu da moto virou ela de rodas pra cima pra mexer e ficar “ analisando” as rodas, ele fez de tudo do “ certo” ao “ errado” de brincar, e se divertiu. E acho que o legal é isso é entrar na onda deles, é viajar na criatividade deles, e não limitá-los á nossa falta de criatividade, ao nosso mundo adulto.
Ele também ganhou uma toca ( era pra ser de natal), mas a toca se tornou cama, pula-pula, esconderijo, casinha dos brinquedos, casa dos gatos .... Dá próxima vez que olhar seu filho brincando com os potes, caixas ou com um brinquedo de cabeça pra baixo, não esqueça que se não ameaçar a segurança dele, não há jeito errado ou certo de brincar , existe o ser criança e isso é maravilhoso e por mais que eles ainda não saibam, passa rápido demais.
bjus

4 comentários:

  1. Sabe que eu penso assim tb: se não machuca ou não corre risco de machucar ninguém qual o problema?
    Beijos,
    Ana Carolina

    ResponderExcluir
  2. Gostei do post...Afinal de contas sao apenas crianças neah. Beijo

    ResponderExcluir
  3. Que fofo, vc está certa, e é mais gostoso ainda de ver o tanto que eles podems er criativos...
    Já li tb que qnd damos um brinqudo novo, não ir mostrando o funcionamento e sim deixar a criança explorar e descobrir...
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Concordo. Deixa eles serem livres para brincarem do jeito deles. Quem disse que só do nosso jeito é o certo?

    ResponderExcluir

Seu Comentário é Sempre Bem-vindo. Comenta vai.