sexta-feira, 10 de maio de 2013

Teratoma- O motivo do meu sumiço

Faz um tempão que eu não escrevo por aqui, mas tudo tem um motivo. Pra começar eu quero dizer que estou ótima, lógico, senão eu não estaria escrevendo aqui, mas quero deixar isso claro.

Mas como eu disse tudo tem um motivo, apesar de eu ser bem aberta quanto a minha vida, essa foi uma das coisas que não senti vontade de falar, mas acho que devo. Há mais de um mês eu descobri que eu tinha um Teratoma no ovário esquerdo. Lógico que entrei em choque e por esse motivo resolvi falar hoje, por que pesquisar pela internet me ajudou muito e talvez sem querer eu venha a ajudar alguém.

Teratoma: ( Wikipédia) Um tipo de tumor de células germinais derivado de células pluripotentes e constituído de elementos de diferentes tipos de tecido de uma ou mais das três camadas de células germinais; mais freqüentemente encontrado no ovário ou no testículo em adultos e na região sacrococcígea em crianças. Os teratomas variam de benignos (maturo, dermóide e cístico) a maligno (imaturo e sólido). (Dorland, 28ª ed)
Quer saber mais? CLIQUE AQUI

Como eu descobri: A 2 anos atrás eu fiz uma ultrassom e acusou uma fibrose no ovário e o médico me disse que não era nada, que era por causa da cesárea e tava tudo OK. Esse ano eu mudei de médico e a minha médica repetiu todos os exames, aí apareceu o tal Teratoma, eu não tinha muitos sintomas, mas sentia um constante inchaço no baixo ventre, aumento de peso e menstruação totalmente irregular. Quando a médica me disse que era um tumor benigno e muito comum isso não me deixou muito tranquila, a única coisa que respondi foi " dá pra tirar?" 

E esse foi o motivo do meu sumiço, dia 30 de abril eu retirei o Teratoma, já que ele era muito pequeno ainda deu pra conservar meu ovário esquerdo. A cirurgia foi por videolaparoscopia e a anestesia foi geral.

A anestesia: a maioria das pessoas se sente muito mal com a anestesia geral e eu morria de medo. Mas eu fiz o jejum de 12 horas corretamente, fiz toda a orientação em detalhes e no fim a anestesia foi uma benção, eu não tive nenhuma reação, nadinha. Fui e voltei ótima, não senti sequer um enjoo.

A cirurgia: A minha cirurgia consistiu em 1 corte no umbigo ( levei 3 pontos), um corte do lado esquerdo na linha da cesárea (2 pontos) e um corte do lado direito ( 1 ponto). A recuperação foi muito melhor do que a cesárea, mil vezes melhor, no dia seguinte eu já andava pela casa sem grandes problemas, mas nisso eu acho que abusei demais, eram 15 dias de muito repouso, mas com uma criança de quase 3 anos é impossível, o Davi acha que eu estou de férias em casa kkkkkkkkk. Mas no fim me senti ótima, tive algumas dores sim, o que é normal, mas nada perto do que eu tava esperando.

Retirei os pontos hoje, 10 de maio, e ainda terei que levar uma vida mais tranquila até o dia 30, depois disso já posso praticar esportes e voltar com a vida normal. Eu dei uma sumida da net devido a esses dias de repouso, pois eu realmente queria uma boa recuperação, afinal eu tenho um filho pra criar e não posso me dar ao luxo de ter complicações né, mas graças a Deus tudo saiu conforme o previsto. Meus posts desse mês já estão programados no MR, mas devo voltar a Fan page no dia 16, e espero estar por aqui com mais frequencia agora. Desculpem o sumiço.

Bjussssssssssssssssssssssss


27 comentários:

  1. Oi Jacke,
    Que susto hein?! De qqr forma, graças a Deus que deu tudo certo e está tudo bem com vc!
    Beijos,
    Larissa Andrade.

    http://maternidadeecotidiano.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Amiga, que bom que está se recuperando rapidinho.
    Sinto sua falta.
    Bj grande, Genis

    ResponderExcluir
  3. Olá amiga, estava estranhando mesmo você tanto tempo ausente. Mas que bom que está melhor, logo, logo, estará a mil novamente, kkk. Se cuida e repousa bastante.

    Grande beijo, Deus te abençoe.

    Quézia Silva
    http://kemuelpresentededeus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Jack, graças a Deus esta tudo bem!!!
    Sempre na torcida para sua recuperação rápida!!


    Um forte abraço!

    Gleysa
    www.demamaeursa.com

    ResponderExcluir
  5. Jacks que susto amiga, importante que está se recuperando bem, que vc detectou cedo. Se cuida.

    Tri-beijos Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, vim contar um pouco do meu drama.

    Tenho 25 anos, 7 anos de casada e sem filhos.
    Em novembro de 2013 fui a GO fazer exames de rotina e descobri um nódulo sólido no ovario direito.
    Simplesmente, entrei em pânico. Minha GO desconfiou que era um TERATOMA, mas pediu um segunda opnião ao um ONCOLOGISTA, pois queria ter certeza que não se tratava de algo cancerigeno. Pois se fosse, iriamos para cirurgia com urgência. Fui ao ONCO, chorei muito.... pois não tenho filhos, e a "possibilidade" de ser algo mais serio, me assustou... me desesperei ....
    Resumindo, o ONCO pediu um exame anterior de ULTRASOM e verificou que no ano anterior, esse nódulo não estava presente (o que de certa forma, desconsiderava a hipotése de Tumor CANCERIGENO)... Entã ele me solicitou junto a GO ressonancia magnetica da pelve com contraste.. e lá foi confirmado o diagnostico de TERATOMA ou CISTO DERMÓIDE. Fiquei aliviada por se tratar de um tumor benigno. Porém a preocupação ainda continuava... pois teria que operar. Após 1 mês fiz a cirurgia por videolaparoscopia. Entrei no hospital de manhã e sai no final da tarde. A anestesia foi geral e a cirurgia durou em torno de 1h30m. Tive alta no final da tarde como já disse, consegui usar o banheiro com ajuda do meu marido e minha mãe (devido a dificuldade de locomover), no dia senti dores no umbigo e no corte lateral, mas com medicação a dor sumia, só era um incômodo mesmo. Não tirei os curativos no dia, e tive dificuldade para dormir,devido a posição na cama. No dia segunite, ainda necessitava de ajudar para levantar da cama, sentar e usar o banheiro. Nesse dia tirei o curativo, lavei com agua e sabão e sequei. Fiz isso até os pontos caírem de vez. A recuperação foi indo aos poucos. Nos 4 dias após a cirurgia tive sangramento (o que é normal). Minha barriga permaneceu inchada por 15 dias (mesmo tomando luftal) e ainda tem um inchaçozinho (estou cm 20 dias de cirurgia hoje)... com 7 dias após a cirurgia fui ao medico. Lá ele tirou alguns pontos q ficaram externos. Nesse dia eu já estava andando sem ajuda, sentando e já havia voltado a trabalhar, mas sem fazer esforço físico. Com 10 dias já usava saltos e dirigia... rs! e com 2 semanas começei a tentar ter relações sexuais.. (mas com cautela). O pós operatorio da cirurgia é meio chatinho. Dependende de mulher para mulher... Tem pessoas que se recuperam rapido e outras não. No meu caso, achei q o inchaço da barriga (devido ao gás que colocam) demorou para sair. Ingeri bastante alimento diuretico, bebi bastante água, começei a andar, tudo para desinhchar, mas mesmo assim... demorou, e ainda não desinchou por completo! Bom, meu nódulo era de 2cm e tinha um corpo lúteo hemorragico junto, não foi feito a retirada do ovario, só do nodulo e do corpo luteo, hoje em dia, eles preservam o ovario. O resultado da biopsia saiu e 7 dias e confirmou que era benigno. A médica disse que poderei engravidar naturalmente, sem problemas... Só estou esperando completar 3 meses após a cirurgia, enqto isso estou tomando ácido fólico e vitamina. Em março, já estarei liberada para os treinos.... Aviso se eu consegui rápido! Mas tenho que fé q tudo dará certo! Quem tem Deus, tem tudo... ele me deu força e me ajudou do começo ao fim! e assim, será com quem crê e tem fé... Um abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola fiz uma cirugia de retirada de dois teratomas.......mestruei logo depois da cirugia...mas ja fazem 30 dias e ainda nao mestruei novamente....falei com medico que me receitou progesterona...estou morrendo de medo.

      Excluir
    2. Oi tb fiz a cirurgia to com 8dias hoje.. foi retirado 2 teratomas nos ovarios ,infelizmento nao vou poder engravidar pois foi retitado ...to muito triste com tdo isso ja chorei muito.nao sei como vai ser de hoje em diante

      Excluir
  7. Olá eu tenho 16 anos e descobri à uns meses que tenho um teratoma no Ovário mas ainda não sei se é benigno ou não e estou com muito medo mas a sua história ajudou me a pensar de uma maneira mais otimista...
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha médica disse que esses teratomas são comuns e que se descobrir logo e retirar eles não causam nenhum dano, eu fiz a cirurgia em maio de 2013 e nunca mais tive problemas, todos meus exames continuam dando normais desde então. Eu sei que é dificil levar qualquer doença de uma forma leve, mas acredite que tudo vai dar certo, a cirurgia foi tranquila, minha recuperação foi ótima e esse ano estou querendo engravidar novamente :). Vai dar tudo certo com você também, se puder me mantém atualizada tá. bjus

      Excluir
  8. Oi gente!
    Li um comentário ali em cima e vi que não sou a única menina de 16 anos com um teratoma rsrs...
    Minha cirurgia ja está marcada, e gostaria de saber como você se vocês engordaram muito comea operação... dizem que você fica inchada, e como tem que ter repouso absoluto por um tempo, não dá pra fazer exercícios...
    mas e aí? Vocês engoradaram?? Emagreceram??? Continuaram do mesmo jeito??? Nunca fiz uma cirurgia antes, não sei como é

    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, eu continuei do mesmo jeito, não engordei nada com a cirurgia e saí de lá algumas horas depois e andando, eu já tinha passado pela cesárea, então achei que seria uma cirurgia dolorosa e horrível, mas não foi. Passei todos os dias bem, o pós operatório também, o único cuidado era de não ficar pegando peso e nem subir e descer escadas com frequência por 20 dias, depois disso minha médica me liberou pra tudo. bjs

      Excluir
  9. Ola pessoal meu nome e drica tenho 25 anos sou ksada ha 6 e nunca consegui engavidar todos medicos q passei mim disseram q sou normal pois minha mestru vem sempre normal emfm nunca tivi uma resposta comcreta. tbm nunca tomei nada para evitar.agora em exames de rotina deu um nodulo solido no ovario direito a minha medica disse q tavez seja terratoma q tenho q fazer a cirurgia mas rapido possivel,ja estou fazendo todos os exames pre operatorio confesso q estou com um pouco de medo,mas meu maior medo e de nao poder engravidar apos a cirurgia alguem ai q nao tinha filho e ja fez essa cirurgia e consrgui engravidar?? aii gente divida essa experiencia com nos para q eu possa ficar mas tranquila.pois o meu maior sonho e ser mae e tenho muita fe em deus q apos essa cirurgia q vai dar tudo certo irei conseguir. espero logo logo vim contar pra vcs q consegui realizar o meu grande sonho.fiquem com deus um grande bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, eu já tinha o meu filho quando eu operei, mas a minha médica disse que assim que retirasse o teratoma não haveria problemas para engravidar pois ele ainda não tinha destruido ou danificado o meu ovário. E normalmente após esse tipo de cirurgia é mais fácil engravidar. Seu marido já fez exames? muitas vezes os médicos investigam a saúde da mulher e o problema está no homem, vale a pena dar uma investigada na fertilidade dele também. bjus e boa sorte.

      Excluir
  10. Olá pessoal. No final de abril fiz uma ultra e foi constatado um cisto. A minha ginecologista pediu uma ultra com dopler colorido. Resultado: teratoma medindo 6, 0 x 3, 1 x 4, 7 cm. Ele praticamente está do tamanho do meu útero. Pela imagem eu notei que ele está envolvendo meu ovário. Irei na ginecologista amanhã levar o resultado. Estou com receio de ter que retirar meu ovário direito pois estou com 26 anos sou noiva e sem filhos. Poderei ter dificuldades em engravidar?

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde,
    gostaria de saber quantos centímetros tinha o teratoma que o médico retirou.
    Faço cirurgia sábado agora 13/09, e o médico que irá realizar o procedimento vai retirar todo meu ovário direito.. Contrário do que foi feito em você. O teratoma que possuo está com 2 centímetros.

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  12. Oi meu nome e Rosana tenho uma filha de 19 anos q foi a 3 semanas atraz fazer alguns exames de rotina e descobrimos um teratoma q nos deixou sem dormir por alguns dias ate sabermos q era benigno,ela vai passar pela cirurgia em janeiro,fiquei super aliviada ao ler os comentarios...fiquem com Deus

    ResponderExcluir
  13. Oi meu nome é Maria Heloisa completei meus 22 anos internada . Descobri meu teratoma dançando em um aniversario , senti dores fortes e fui para o hospital . Pediram muitos exames e descobri o teratoma , está 11,1 por 8,5 , sim , enorme , passei quatro meses me preparando porque ouvi pessoas dizendo que era muito grande, que não teria filhos, que iam tirar tudo .
    Chegou o dia da cirurgia , foi anestesia geral , por vídeo , o tumor se rompeu , acabei usando dreno por dois dias após a cirurgia . Mas tenho que falar que deu tudo certo , meus ovários estão inteiros , meu útero passou longe de algum perigo e estou pra tirar os pontos amanhã .
    Sento enjoo , um pouco de incômodo, não vou dizer que é dor . Porque querendo ou não , pelo rompimento do tumor tiveram que mexer bastante .
    Mas é uma cirurgia simples , é só ir com fé
    Estou bem , continuo com meu corpo , só um pouco que queda do cabelo mas isso é pela própria cirurgia e os remédios . Mas é só se alimentar bem que tudo volta.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi meu nome é Maria Heloisa completei meus 22 anos internada . Descobri meu teratoma dançando em um aniversario , senti dores fortes e fui para o hospital . Pediram muitos exames e descobri o teratoma , está 11,1 por 8,5 , sim , enorme , passei quatro meses me preparando porque ouvi pessoas dizendo que era muito grande, que não teria filhos, que iam tirar tudo .
    Chegou o dia da cirurgia , foi anestesia geral , por vídeo , o tumor se rompeu , acabei usando dreno por dois dias após a cirurgia . Mas tenho que falar que deu tudo certo , meus ovários estão inteiros , meu útero passou longe de algum perigo e estou pra tirar os pontos amanhã .
    Sento enjoo , um pouco de incômodo, não vou dizer que é dor . Porque querendo ou não , pelo rompimento do tumor tiveram que mexer bastante .
    Mas é uma cirurgia simples , é só ir com fé
    Estou bem , continuo com meu corpo , só um pouco que queda do cabelo mas isso é pela própria cirurgia e os remédios . Mas é só se alimentar bem que tudo volta.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Adorei .. d3scobri hj que vou ter q operar também. .. fiquei tranquila d3 pois de ler sua história. Obrigada

    ResponderExcluir
  16. Adorei .. d3scobri hj que vou ter q operar também. .. fiquei tranquila d3 pois de ler sua história. Obrigada

    ResponderExcluir
  17. Jacke descobri que estou com teratoma no ovario direito e e pequeno em torno de 2cm. Eu procuro relatos, pois sinto muita dor. Antes da tua operação vc sentia dores? Eu sinto dor lombar mt forte. Estou com exames prontos e agora segunda irei levá-Los no ginecologista para ele me dizer se é preciso operar ou da para tratar. Ele ficou de me dar o diagnóstico após eu fazer esses exames. Estou preocupada pq faz 1 ano e pouco que sinto ardência após fazer xixi e uma dor embaixo do ventre. A história e longa, pois já me diagnosticaram até com cálculo qd na verdade nem tenho. Descobri que tenho cistite intersticial e agora estou em dúvida se essas dores são realmente da cistite ou do teratoma. Eu fiz uma urotomografia p descartar a possibilidade de cálculo e foi ai então que apareceu o tal teratoma. Busco mt saber os sintomas pq se soubesse que todas essas dores fossem disso eu operava e ficava bem. Já estou quase em depressão.. segunda tenho GO e uro!

    ResponderExcluir
  18. Querida vou ter que fazer a cirurgia mesmo ! Tenho um cisto dermadoide.. que de tudo certo. E as dores que sinto n é do teratoma. Provável que seja da bexiga hiperativa. Obrigada por compartilhar sua experiência !

    ResponderExcluir
  19. Oi tenho 34 anos,sou casada a 11 e ñ tenho filhos,foi fazendo a investigação de infertilidade que foi descoberto que no Ovário esquerdo havia um teratoma,foi retirado no dia 28 de Abril estou me recuperando bem,mas me preocupei por esses dias pois ainda não veio a menstruação, confesso que ainda estou um pouco triste pois conheço outras mulheres que fizeram a mesma cirurgia e ha mais de dois anos ñ engravidam,enfim,está nas mãos de Deus.

    ResponderExcluir
  20. Oi...
    Eu estou com um teratoma no ovário direito, e com um pequeno no ovário esquerdo...

    Nos exames, o médico disse que o teratoma do ovário direito está maior que meu útero... Do lado esquerdo está pequeno.
    Confesso que estou bem medrosa com a cirurgia... Tenho medo de anestesia. Medo de ir e não voltar...

    Ah... eu estou tão aflita, medrosa...
    Mas peço a Deus para tranquilizar meu coração.
    Sei que vai dar de certo!!

    ResponderExcluir
  21. Oi...
    Eu estou com um teratoma no ovário direito, e com um pequeno no ovário esquerdo...

    Nos exames, o médico disse que o teratoma do ovário direito está maior que meu útero... Do lado esquerdo está pequeno.
    Confesso que estou bem medrosa com a cirurgia... Tenho medo de anestesia. Medo de ir e não voltar...

    Ah... eu estou tão aflita, medrosa...
    Mas peço a Deus para tranquilizar meu coração.
    Sei que vai dar de certo!!

    ResponderExcluir
  22. Eu tenho 26 anos e dois filhos de outro casamento descobri a alguns meses que tenho um teratoma no ovário esquerdo e um cisto simples no direito eu descobri quando resolvi engravidar de novo e não consegui o meu GO resolveu pedir uns exames que constaram o teratoma.
    Essa semana passei no meu cirurgião ginecologista que vai fazer a cirurgia ele disse que o ovário esquerdo ele vai retirar pq não tem como salvar mas o direito ele vai recuperar pra que posso ter minha fertilidade de volta..
    Agora tô mais tranquila e vou fazer a cirurgia agr dia 9 de maio e não vejo a hora.
    E outra coisa ele disse que vai fazer a cirurgia como cesária.

    ResponderExcluir

Seu Comentário é Sempre Bem-vindo. Comenta vai.