quinta-feira, 23 de maio de 2013

Converse com seu filho



Por mais que você ache que seu filho ainda não entende, ou que ele não "conversa", converse você com ele. O Davi não é do tipo que presta muita atenção quando falamos com ele, muito menos do tipo que liga pra longos discursos, ele é mais tipo que fala o essencial com você, ele pede, ele mostra as coisas e sai andando, nada de muito blá blá blá. 

Eu sempre achei que isso era parte apenas da personalidade dele, mas não era, essa semana eu notei que nós também não ficamos muito tempo falando com ele, ele não tem mesmo paciência de nos ouvir, isso é dele, mas nós nunca insistimos com que ele fale de volta, ou até esses dias eu não havia chegado ao ponto de notar que agora ele tem uma vida própria, uma vida longe de mim e que cabia a mim perguntar como havia sido o seu dia. Sempre que eu chego em casa vou direto ver como ele está, beijar, abraçar e dizer que o amo, mas logo depois vou até a minha mãe pra saber sobre os recados do colégio e o que a professora disse, e pronto. Mas esses dias pensei nisso, do Davi ter uma vida própria, dele ter suas próprias novidades a contar, então chamei ele e fui perguntando como foi na escolinha, o que ele comeu, com quem ele brincou, do que ele brincou e ele foi do jeitinho dele me respondendo alegremente cada pergunta minha, e notei também que não é que o Davi não gosta de conversar, nossa abordagem é que não era interessante. 

No dia seguinte enquanto eu arrumava ele para ir ao colégio eu disse "Vai e aproveita bastante, quando eu chegar do trabalho vou querer saber tudo o que você fez." E mal cheguei em casa á noite e ele me veio com o relatório dele, me dizendo que brincou com O Luiz Miguel, com a Rafa e um monte de amiguinhos, que pintou a dedo um desenho bem legal, que comeu bolacha e tomou leite da escolinha ( é com nescau, mas em casa ele não toma, vai entender) e muitas novidades.

Por isso não deixe de ir atrás, se não tá conseguindo de um jeito mude a abordagem, mas não deixe de conversar com seu filho mesmo que você fale muito mais do que ele, é bom ele saber que você se interessa.

Não deixe nunca chegar ao ponto da imagem lá de cima OK.


Um comentário:

  1. A imagem causa impacto Jackie!

    Muito verdadeiro o que você colocou. Nós precisamos prestar atenção nos nossos filhos, saber como estão, com quem estão.

    E deve começa bem cedo. Que bom vocês observarem o Davi e saberem como falar com ele.

    Gostei muito do post, é de grande ajuda.

    Beijo!

    ResponderExcluir

Seu Comentário é Sempre Bem-vindo. Comenta vai.