quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Negligência – Onde isso vai parar?!



Significado: s.f. Falta de cuidado, de aplicação, de exatidão; descuido, incúria, displicência, desatenção.
Dir. Falta não intencional daquele que se omitiu no cumprimento de um ato que lhe incumbia
.
Há vários casos de negligência mais e menos graves, alguns chocantes como o que aconteceu com a garotinha morta atropelada por um Jet-ski. Afinal houve negligência da parte dos pais, que se omitiram da responsabilidade, houve também a negligência ( omissão de socorro) já que eles conseguiram um helicóptero para buscar o filho mas não levaram a menina que ficou sem atendimento por 1 hora.

Há também há a negligência médica, e é dessa que eu vim falar. Eu soube somente ontem, devido a viagem e ter ficado doente, que o marido de uma amiga minha de faculdade morreu por causa de uma negligência médica. Fiquei muito triste, mesmo, afinal ele devia ter a mesma idade ou era pouco mais velho que eu, e morrer assim tão jovem, deixando uma viúva tão nova, causaram uma dor tão gigante que acho que não há idade certa para suportar mas creio que lá pelos vinte e poucos não seja bem o caso.
Isso me fez lembrar de como eu quase perdi o meu filho no mesmo hospital que esse rapaz morreu e pelo mesmo motivo, a tal negligência médica. Ou no caso do meu filho da equipe médica. O Davi teve Icterícia quando nasceu, e das bem fortes pois nosso sangue é incompatível, por isso com 1 semana ele teve que ficar internado no Hospital Frei Galvão. No meu caso era o único que ele podia ir por causa da porcaria do plano. Demoraram mais de 4hrs para me trazerem a bendita da incubadora, quando finalmente ela chegou a enfermeira me mostrou onde marcava a temperatura, qual era a temperatura que a médica havia prescrito e me disse “ quando a temperatura passar do prescrito você abre as portinhas da incubadora para diminuir, dá bastante leite pra ele tá” e saiu. Como faziam horas que eu estava ali e cheia de pontos da cesárea, a minha mãe pediu pra ficar com ele no meu lugar e que eu fosse pra casa descansar com medo dos pontos infeccionarem, eu amamentei bem o Davi, tirei bastante  leite coloquei em uma mamadeira descartável e elas colocaram para gelar.
Assim que o Davi se aquietou colocamos ele na incubadora e eu sai para ir pra casa “dormir” (até parece que dormi).  Passados 40min que ele estava na incubadora veio uma enfermeira e disse pra minha mãe “ ele não está com nenhuma pomada está?” ela respondeu que não e perguntou por que e a enfermeira respondeu “ senão ele frita”, 40 MINUTOS DEPOIS QUE ELE ESTAVA LÁ!!!!!!!!!!!! Como se não bastasse, um neném mama maravilhosamente bem a cada 3 hrs e se estiver dormindo deixamos eles quietinhos né, a não ser que tenha orientação médica para o contrário. Bom, Davi dormiu na incubadora e não fazia 3hrs que havia mamado pela ultima vez quando minha mãe notou que ele tava muito quieto, ela abriu a incubadora e ele estava todo mole, então ela chamou a enfermeira que disse que era apenas o calor, e minha Mãe bateu o pé dizendo que queria a MÈDICA ali, e a médica veio, furou o pé dele e constatou a hipoglicemia por causa do calor, e bem... MEU FILHO IA MORRRER DORMINDO COMO UM PASSARINHO, SEGUNDO OS PEDIATRAS DELE ME DISSERAM DEPOIS!!!!!!!!!!!!!!!! A questão era que ele deveria ser amamentado a cada 1 hr devido ao calor da incubadora, mas orientar a mãe a amamentar bastante não é o mesmo que dizer a cada 1hr é?! A maldita enfermeira achou que era e meu filho quase morreu por isso, eu voltei ao hospital lógico, quase estrangulei a médica e disse a ela que se ela não desse a alta pra ele na manhã seguinte eu tirava ele de lá e pronto. Mas aí a incubadora quebrou enquanto isso, o técnico tava tomando lanche, ninguém arrumou e ficamos assim ... ele não teve o tratamento que precisava, quase morreu e por que? NEGLIGÊNCIA, mas creio eu que na definição de negligência deviam adicionar “ sensação de completa impunidade caso mate alguém” , por que é o que acontece, os pediatras dele me disseram que ele poderia ter tido graves seqüelas disso, motoras e psicológicas, e quem foi punido???? Ninguém além da família que ficou sofrendo com medo que ele viesse a morrer ou algo assim, eu fui punida a não dormir mais enquanto ele não fizesse 1 mês, pois tinha que amamentar constantemente pra glicemia dele não cair, e a equipe médica?????? E as “ Auxiliares de enfermagem”??? ganhando altos salários para tirar ao invés de ajudar a curar a vida ( doença) de alguém. Não estou generalizando, mas estou dizendo que neste caso específico e no caso da morte do esposo da minha amiga, os únicos punidos foram os familiares, na verdade como na maioria dos casos de negligência, apenas as vítimas são os punidos.
Mas me pergunto até quando????? Não foi o único caso que meu filho passou, mas foi o mais grave, e quantos acontecem por dia por aí??????? Onde a impunidade vai nos levar??????

12 comentários:

  1. Eu sou a mãe do marido de sua amiga que chamava-se DANILO, era um bebe lindo, maravilhoso,feliz e totalmente saudável até ter uma crise de apendicite e usar este maldito plano que só pode ir no FREI GALVÃO.
    Seu sofrimento durou 3 dias com o órgão suporado e enfermeiras dizendo que não conseguiam encontrar cirurgião.Morreu de infecção generalizada e parada cardíaca depois de ter sido operado pelo carniceiro Dr Zaret,não tinha UTI foi para o quarto.
    Não consegui me despedir do meu filho.
    As últimas palavras dele para mim "ME AJUDA MÃE"
    Este médico tirou meu chão, meu ar, meu coração,meu filho único, meu bebe.

    ResponderExcluir
  2. Oi, eu sinto muitissimo... conheci o Danilo na epoca da faculdade, eu noivei com meu marido no dia que ele e a Sabrina ficaram noivos, tinha um significado todo especial. Fiquei chocada demais quando soube, só não citei o nome dele pois não sabia se a família aprovaria. Mas me sinto honrada com seu comentário e mais ainda, se eu puder estarei lá no dia 26 apoiando vocês.
    Não há palavra que descreva perder um filho, eu quase perdi o meu e ainda não posso dizer que sei como a senhora se sente, por que não sei, deve ser grande demais.

    bjus

    ResponderExcluir
  3. Fogo que coisa hein... COmo pode haver ainda medicos e pessoa a trblhar num hoispital assim... aff
    Sabe-se de cada coisa que ate da raiva...por isso e que eu digo ainda mal entrei no hospital pa ter o Diego e ja so penso em sair de la rapido .
    bj

    ResponderExcluir
  4. o pior pra mim foi escutar da enfermeira¨não vó é assim mesmo o neném tá só é normal quietinho,e eu com toda responsabilidade nas costas tentando ajudar o meu neto e ser tirada de louca,aí cochicham que ele com 7 dias de vida tava com hipoglicemia e se não fosse o instinto da louca da vó ,nós estavamos sem ele,mas graças á Deus já passou,infelismente temos que tocar no assunto pra que as pessoas tenham mais cuidado com o nosso bem maior, que são nossos filhos ,netos,familiares e amigos,eu só posso desejar a mãe dele em primeiro lugar ,á sabrina e a todos muita fé pois é só Deus pra confortar esses corações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Mãe, nós duas demos a vida ao Davi, cada uma a sua maneira.

      Excluir
  5. Ao ler o post fiquei muito triste, por causa da dura realiadade a qual somos submetidas, pois tenho um filho também.
    Ao ler os comentários, chorei, porque perder um filho deve ser a ior coisa do mundo, o meu quando chora por alguma dor me deixa com o coração aflito, mas nunca teve nada sério. Agora perder um filho por negligencia médica deve ser desesperador, eu não se o que eu faria, não gosto nem de pensar.

    Meninas, temos que ficar muito atentas ao levar nossos bebês no hospital, por esta razão não faço questão de andar impecavelmente bem vestida, prefiro ter um plano de saúde razoável; adoro a pediatra do meu baby, ela me atende quando ligo pra casa dela, para o celular, é super humana, atenciosa e também é mãe !! A gente tem que ter um profissional de confiança e se estiver em apuros no pronto socorro ter a liberdade de ligar para o mesmo, mas ainda assim ficar muito, mas muito atenta !!

    Que Deus conforte o coração das mamães que tiveram essa perda horrenda.

    Abraço a todas.

    ResponderExcluir
  6. Nem fale. É uma tal de negligência em todos os setores e ninguém nunca ser responsabilizado. Li todo o post e fiquei impressionada como as pessoas podem agir com essa frieza toda, essa falta de cuidados... Complicadíssimo! Beijos

    ResponderExcluir
  7. I ϳust could not go awаy yοuг website prior tо
    suggesting thаt Ι extгemelу loνеd the usual informаtiοn an
    individual supplу fоr your gueѕtѕ?

    Is gοing to bе back often tο invеѕtigate crοѕs-cheсk new ρoѕts

    My blog ρost: www.prweb.Com

    ResponderExcluir
  8. Beсause the admin of thiѕ web page іs
    woгking, no uncertainty verу quiсkly it wіll bе гenownеd, due to its fеatuгe
    contents.

    mу website; http://trinxatbtt.Com/index.php?option=com_blog&view=comments&pid=1048&itemid=0&lang=en

    ResponderExcluir
  9. I do not even know the way Ӏ fіnishеd
    up right hеre, howeveг I thought thіs put up waѕ grеat.
    I ԁo nоt recognizе who you might be
    howevеr certainly you are gοing to a ωell-known blogger if you hapρen
    to are not аlrеady. Cheers!

    Have a lоok at mу blog post: www.sfgate.com
    Also see my web page :: v2 cig review

    ResponderExcluir
  10. The belt could be worn wherever so you can get a excellent operate out taking a cat nap or washing home.


    Also visit my weblog - the flex belt
    Also see my site: Flex Belt Coupon Code

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Seu Comentário é Sempre Bem-vindo. Comenta vai.