sexta-feira, 19 de abril de 2013

O Davi e o Colégio




Outra culpa que eu sentia era em relação ao colégio, as pessoas me diziam que meu filho era muito novo, que não precisava ir ao colégio por que tinha minha mãe para olhar ele pra mim. Ouvi muitas coisas em relação a isso e ainda tenho sérios debates com meu pai por conta disso. 

Mas sinceramente eu tenho certeza a cada dia que passa que fiz o melhor pro meu filho. Eu não coloquei ele no colégio para que as professoras tomassem conta dele, mas para que ele tivesse convívio com outras crianças, para que ele tivesse amigos. Já li pelos blogs maternos dizendo que isso é desculpa de mãe que não ter trabalho com o filho, mas então o que dizem de uma mãe que trabalha o dia todo para sustentar o filho e o coloca no colégio no período em que está trabalhando? Eu não tinha e não tenho nenhuma vantagem particular com isso, apenas a vantagem real do meu filho conviver com outras crianças, do meu filho ficar mais alegre.

Sim eu disse alegre, é assim que ele anda e é assim que ele vai ao colégio. A falta de ter companhia para brincar que fosse da idade dele já estava deixando o Davi muito precoce e muito irritado com tudo, hoje ele é mais alegre. Ainda é cheio de razão, ainda é bravinho mas melhorou demais na relação com as outras pessoas, ele está mais sociável e agora quando vê uma criança diz pra mim "mamãe é um amiguinho". As crianças da sala dele adoram ele, as mães sempre dizem " ah meu filho só fala do Davi", e um dia desses teve um amiguinho na porta do colégio que ficou gritando pra tia quando ela ia fechar o portão "Falta o Davi!". Fico muito feliz quando vejo esse carinho das crianças com ele, por que indica que ele é um bom amiguinho, que ele aprendeu a conviver com outras crianças, ele está aprendendo a ser criança.

Então mesmo quando meu pai reclama de eu levar ele pro colégio, mesmo quando as pessoas dizem que o Davi pode ficar em casa, eu não ligo, por que ele pode ficar em casa, mas não deve, ele não deve ser uma criança solitária, uma criança que se exclui na presença de outras e nisso o colégio está fazendo muito bem o seu papel. Afinal dá pra olhar essa carinha linda antes de ir pro colégio e achar que não faz bem? achar que to fazendo errado? O meu único juiz e meu único medidor é o Davi, é a felicidade dele e ninguém mais.


11 comentários:

  1. Pelo rostinho do Davi a escola está lhe fazendo muito bem, temos que fazer o que melhor para nossa família e filtrar o que escutamos, pois mesmo com boa vontade, as vezes as pessoas não sabe o que passamos/precisamos.

    Tenha um maravilhoso final de semana.

    Tri-beijos Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Carinha mais linda do Davi de uniforme!

    Ah Jackie, eu acho que cada um sabe o que é melhor, pena ter tanta gente palpitando, haha. Às vezes quem tá de fora acha besteira, acha uma judiciação, mas os pais é que sabem do filho! E dá pra ver pelo sorriso do Davi que ele gosta muito.

    Aqui o Pititico vê os primos indo pra escola e fala: "colinha".

    Beijo, os olhos do Davi são lindos, rsrsrs.

    ResponderExcluir
  3. Jackie! O rostinho do Davi e as suas palavras transmitem alegria e segurança. Sim! O medidor é o filho e o coração da mãe. Beijo e ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  4. Oi Jackie,
    realmente, a carinha dele parece bem feliz! Esta questão é muito delicada, afinal acredito que cada família sabe o que é melhor para a criança e colocá-la na escola favorece muitas coisas e, principalmente, o contato com outras crianças...aprendem a conviver com outras pessoas, brincam, aprendem, etc.
    Beijos,
    Larissa Andrade.

    http://www.maternidadeecotidiano.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi amiga, eu sou a favor da escolinha, vc sabe. A socialização e o aprendizado serão excelentes para Davi.
    Quanto à culpa, enqto sermos mães, sentiremos diversas culpas, mas eu aprovo a sua escolha!
    Bjus e obg por seu comentário no meu post sobre amamentação.

    Genis/MR

    ResponderExcluir
  6. Jackie, sim dá pra perceber o quanto a escola esta fazendo ele feliz, é isso que importa!!!


    Obrigada pelo carinho lá no MR/A palavra é RESPEITO
    Bjs
    Gleysa
    www.mamaesemrede.com

    ResponderExcluir
  7. Que gracinha! Que sorriso mais lindo e encantador!
    Parecendo estar muito feliz de ir para a escolinha!
    E vc é quem sabe o que melhor para ele!
    Bjos
    Tatty

    ResponderExcluir
  8. Acho que cada mãe sabe o que é melhor! Acho super importante essa convivência das crianças com outras por que eles ficam muito solitários e fica dificil ensinar convivencia com outras crianças sem de fato eles estarem vivendo com outras crianças! =)

    ResponderExcluir
  9. Lindao da titia!!!

    E isso ai, escola e tudo de bom!!!

    Bjs
    Gleysa
    www.demamaeursa.com

    ResponderExcluir
  10. Jackie, não tem como falar o contrário. Davi está transbordando de alegria, vemos por seu sorriso iluminado e feliz! Que lindo!!!!!

    Maria estava exatamente assim indo pra escola pela primeira vez, apesar de não saber as boas surpresas que a esperavam: sim, boas surpresas e são até hoje...

    Incentivo, animo, me alegro todos os dias junto com ela, desde que ela vai, ao seu lanche e à tarefinha..Tudo é motivo de alegria e entusiasmo..

    Entrou sem falar quase nada com 2 anos e 2 meses, saiu uma tagarela e muito mais sociavel, como disse você...

    Ajudou e ajuda demais a escola, principalmente como você tb disse, a vencer a irritação, o mau humor, a falta de crianças pra brincar e aprender....

    Meu voto? SIM MAIÚSCULO... Nota 1000 para um espaço que só faz a criança crescerem, e nós junto com eles... Aprendemos demais!

    Eu não trabalho fora, e nunca pensei em ficar com Maria por isso... Criança precisa de criança..de aprender... e comigo, por mais boa vontade que tivesse, não seria igual a escola e seus coleguinhas que a ensinam todos os dias a VIVER!

    Lindo post, adoro seus depoimentos.... Parecemos muito, ja te falei..

    Obrigada por seu comentário no texto: "Nós temos uma caixa cheia de histórias, e elas são demais!"

    Beijos beijos

    Teresinha Nolasco / MR

    ResponderExcluir
  11. Este sorriso é sua declaração de inocência. rs
    Amiga, nossos pequenos são seres únicos, e cada família tem uma estrutura diferente. Então, ninguém além dos pais pode identificar e adotar a melhor escolha para seus filhos.
    Afinal, o ser mais sábio do universo foi quem deixou ele a seus cuidados: DEUS.
    bju

    ResponderExcluir

Seu Comentário é Sempre Bem-vindo. Comenta vai.