quinta-feira, 4 de abril de 2013

Dica de Livros: As Crônicas Vampirescas de Anne Rice.


Eu sei que os dias de dicas de livros não são os mais populares, mas ainda assim eu não desisto de incentivar as pessoas a lerem, afinal ler é viajar sem sair do lugar, é fugir da realidade, recarregar as baterias para seguir em frente. Talvez eu ainda não tenha citado o livro certo pra você, mas uma hora eu chego lá.

Eu estava esperando terminar todos os livros das Crônicas Vampirescas para vir aqui indicar a vocês, mas como são 10 e eu estou no 5º livro eu achei que ia demorar demais, e como estou amando essa saga eu quis logo falar sobre ela, aliás minha paixão por essa saga vem de muitos anos.

LOUIS PONTE DU LAC

Ahhh Loius , Loius!!! Quando eu simplesmente me apaixonei por esse personagem, (dava pra não se apaixonar?), eu ainda era pré-adolescente, eu não sei exatamente quantas vezes eu assisti Entrevista com Vampiro, eu tinha gravado em VHS, sim isso mesmo em VHS, e assistia quase toda noite. O filme é maravilhoso, o Louis é lindo, é um filme empolgante e Loius é um personagem muito complexo, assim como os acontecimentos do filme.

Entrevista com Vampiro é o primeiro Filme, assim como é o Primeiro Livro das Crônicas Vampirescas escritas por Anne Rice. Conta a versão da história por Loius Pointe Du Lac e como o nome sugere é uma entrevista. Louis é seguido por um jornalista mortal, na verdade ele estava prestes a matar o jornalista, mas achou que era uma grande oportunidade para se abrir com alguém, para contar a sua história como um aviso para que ninguém mais caísse em seu erro. Louis escolheu ser um vampiro, foi seduzido pela ideia da imortalidade, mas também foi condenado a sentir pena de suas vítimas, condenado a querer viver entre os humanos, como os humanos e não poder. Assim, no primeiro livro ele conta a trágica história que envolve a ele, o seu criador ( O Vampiro Lestat de Lioncourt) e mais um grande amor, a pequena Claudia. É o tipo de livro que não cansa, que faz com que o leitor queira saber mais e mais, assim como o filme que por incrível que pareça se aproxima muito da história contada no livro. Anne Rice apresenta os vampiros como sempre vimos, ferozes, cruéis, lindos, sedutores é um mundo gótico e cheio de surpresas que envolvem esses poderosos seres, uns que se aceitam como são, como devem ser, outros que buscam o sentido para tudo isso, e assim de certa forma se assemelham aos humanos, mas nunca  deixam de serem ferozes e sagazes.

O próximo livro é “O Vampiro Lestat”, aqui Lestat resurge e vê que a entrevista que Louis deu ao jornalista virou um livro e se revolta com as coisas contadas, mesmo tendo se passado muitos anos, então ele resolve também escrever um livro contando a sua história, e vai mais além, resolve montar uma banda de rock para chamar a atenção dos outros vampiros, já que ele não sabe se eles ainda existem. Nesse livro vemos que Lestat não era o cretino que Louis imaginava, apenas não podia dividir seus conhecimentos por motivos graves, e inclusive Lestat escreve esse livro não para se vingar de Louis, mas para que o amigo o perdoe e o compreenda.

Nos demais livros ( pelo menos os outros 4 que já li) todos são contados por Lestat, ele é a grande estrela de Anne Rice. Ele é egocêntrico, poderoso, sonhador, mal e bom ao mesmo tempo. Segue um trecho do livro para conhecerem ele melhor:

LESTAT DE LIONCOURT


“Quero ser santo. Quero salvar almas aos milhões. Quero fazer o bem por todos os cantos do mundo. Quero combater o mal! Quero minha imagem em tamanho natural em todas as igrejas. Estou falando de uma estátua de um metro e oitenta, cabelo louro, olhos azuis. .
                Espera aí.
Você sabe quem eu sou?
...Sou o Vampiro Lestat, o vampiro mais poderoso e adorável jamais criado, um arraso sobrenatural, com dois séculos de idade, mas eternizado na forma de um rapaz de vinte anos com um corpo e um rosto lindos de morrer, e talvez você até morra mesmo. São infinitos os recursos que tenho à minha disposição e é impossível negar que sou encantador. A morte, a doença, o tempo, a gravidade, nada significam para mim.

                Tenho apenas dois inimigos: a luz do dia, pois me deixa totalmente sem vida e vulnerável à queimadura dos raios do sol, e a consciência. Em outras palavras, sou condenado a habitar a noite eterna e procuro sangue num tormento interminável.
                Isso não faz com que eu pareça irresistível?”

E então ele é irresistível? Na minha opinião sim, espero que gostem e para os que já assistiram o Filme Entrevista com Vampiro e amaram eu asseguro que não irão se arrepender.

Você pode encontrar toda a coleção na Livraria cultura é só clicar no Banner no lado direito do Blog.

Beijosssssssssss.



3 comentários:

  1. Simplesmente amei e com certeza vou procurar.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Adoro livros assim!! Me perco na imaginação!! hahaha
    Vou procurar ler e depois volto aqui pra contar o que achei!! Beijos!

    http://pregravida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Uau Jackie... que post Vampiresco... rsrsrs...
    Brincadeiras a parte, com certeza o incentivo a leitura é fundamental e nós como blogueiras devemos fazer isso sempre!!
    Muito obrigada por sua visita e comentário no post Homus para Todos.
    Beijo
    Equipe MR/Deborah

    ResponderExcluir

Seu Comentário é Sempre Bem-vindo. Comenta vai.