quinta-feira, 21 de março de 2013

Mais consciência



Aqui em Santos o trânsito está uma loucura, um completo show de horrores. No meio disso a prefeitura criou o Faixa Viva, que consiste em o pedestre que está na faixa de pedestres em local sem semáforo, fazer um sinal com a mão e os carros pararem para que ele passe. Isso é lindo na teoria, mas já estão imaginando a prática?

Eu quase nunca utilizo desse direito, já fiquei um tempão tentando atravessar a avenida com um carrinho de bebê e ninguém parar por que não tem semáforo, algumas pessoas educadas param, mas não adianta 1 parar e o outro tentar te atropelar e ainda te xingar por utilizar o seu direito. Isso aqui está virando uma selva de pessoas sem memória, por que nem sempre um pedestre será um motorista, mas sempre um motorista será também um pedestre, ou será que eles entram na padaria, no trabalho, em casa e em todos os locais com seus carros? Não né, eles tem que descer e ir a pé nem que seja em curtas distâncias, mas é só ficar atrás do volante que se esquecem disso.

Por que resolvi falar disso hoje? Bom, meu marido ficou muito mais sensível com certas situações depois de ser pai, e uma delas é ver pessoas com bebês tentando atravessar a rua. Hoje estava chovendo aqui em Santos, e quando estávamos voltando para o trabalho, nós passamos pelo canal onde havia uma faixa de pedestre e um senhorinha tentando atravessar com uma criança bem pequena, logicamente meu marido parou para que a senhora atravessasse e prontamente o motorista de trás começou a xingar e buzinar, e obviamente ouviu o que não queria do meu marido, que ficou indignado da pessoa ver uma idosa atravessando a rua com um bebê e não parar, era o direito dela passar, segundo a tal faixa viva, meu marido não foi só cavalheiro, ele seguiu uma regra. Mas os ignorantes e egoístas não seguem regras, mas duvido que não reclamem dos motoristas quando estão a pé. 

Ontem na saída do colégio do Davi quase ouve um atropelamento por falta de atenção e excesso de velocidade do motorista, quase a mãe e uma criança foram atropeladas. Por mais que a prefeitura faça banners pra conscientizar, eu não sei como seria capaz de tornar isso realidade sem fiscalização, as pessoas viram sem dar seta, dão seta e não viram, não param na faixa, andam acima da velocidade, e depois quando seus filhos e entes queridos são atropelados criticam o trânsito, criticam os motoristas, quando a dor vem pra eles todos viram Santos reclamando de tudo. Mas o que falta nesse país é respeito, educação,fiscalização e principalmente falta conscientização.

Segue um folheto dado pela prefeitura:


Bom, mais um momento de indignação com a sociedade, não adianta ter lei sem fiscalização. Esse é o Brasil, onde os políticos fazem lei pra se promover, mas não fiscalizam pra ter do que reclamar na próxima eleição.



5 comentários:

  1. Oi Jack
    Te vi no mamães em rede. Amei seu segura sacolé e vim conhecer teu blog e já gostei dele. Vou ficar por aqui para acompanhar teuis posts...
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Oi Jackie

    Aqui em Manaus também instalaram essas faixas para os pedestres, mas vi vários acidentes por conta dessas faixas, porque normalmente o primeiro carro para mas o carro que vem atrás não para. Acho que falta educação para nossa população (pelo menos para grande maioria).

    Tri-beijos Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Jackie. Infelizmente o desrespeito está em toda parte. Por aqui, por exemplo, só respeitam faixa de pedestre se ela estiver próximo à delegacia. Uma pena, né? Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Jackie. Aqui em Viçosa-MG, há o costume dos carros pararem nas faixas para os pedestres. E realmente fazem isso. A gente não faz sinal, eles param pelo costume.

    É óbvio que não são todos que são gentis. E muitos estão com pressa, principalmente as motos que tem se tornado um perigo para a população.

    Faz um ano que colocaram semáforos por aqui. Melhorou demais o trânsito que estava um caos.
    Ainda continua. E nos lugares que não tem semáforo, como aqui perto de casa, ainda param e a gente passa.

    Porém há muito desrespeito. Pela a rua ser larga, já fiquei em situações que o primeiro carro parou (como vc falou) e o do lado dele passou outro carro ou moto. Se eu acelerasse, me atropelaria. Assim também fazem as motos. Nesse caso já tive que pedir os carros pra esperarem pq eu estava no meio da rua.

    E sabe quando essa falta de respeito vai parar aqui e aí? Quando tiver radar. Quando começarem a meter a mão no bolso das pessoas. Quando tiver policia na rua que realmente importe com a população e passem a canetinha ou mandem o sujeito parar na cara dura.

    Tirando isso. Aqui no Brasil nada funciona. Banners seriam muito bem-vindos se houvesse sensibilidade humana. Mas não há. E ficarão os outdoors apenas para enfeite da cidade..e olhe lá...

    Beijos Jackie. Tô adorando ver os posts de desabafo.
    Parabéns a vc e seu marido pela humanidade. Temos mesmo que ajudar, já que os governantes e os trogloditas não ajudam.

    ResponderExcluir
  5. Por aqui só falta passar por cima, e olha que quando o sinal está verde pros pedestres os carros passam sem respeitar ninguem!!

    Assim e na maioria das cidades do Brasil porque é algo cultural, e é dificil de se mudar uma cultura!

    Beijos
    Gleysa
    www.demamaeursa.com

    ResponderExcluir

Seu Comentário é Sempre Bem-vindo. Comenta vai.