segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Ele não gosta disso!!! Será?!




Quantas vezes seu filho recusou algum alimento?

Aqui em casa isso é muito frequente e eu como mãe de primeira viagem ia simplesmente desistindo do alimento a cada recusa do Davi.

O Davi é uma criança com uma personalidade muito forte, quando ele entrou na fase da papinha ele simplesmente NUNCA comeu sopa, a papinha dele era de legumes amassados, se tivesse qualquer caldo que fosse ele cuspia, mais tarde quando os dentinhos começaram a surgir outra decisão, se déssemos qualquer coisa amassada ele cuspia também, só comia se a comida fosse igual a nossa, em pedaços e não tinha jeito de fazer ele comer se não fosse assim, foi nessa fase que ele decidiu que a comida do MEU prato era a que ele queria e até hoje a comida favorita dele é a MINHA, não a que eu cozinho mas a que eu como.

Frutas, esse é um dos assuntos delicados com ele, ele toma suco de qualquer fruta que você apareça, mas só come banana, qualquer fruta que der a ele, ele cospe. Com o tempo eu fui desistindo de fazer a feira toda semana, um grande erro por que eu AMO frutas, mas deixei de comprar por que ele não gosta, problema de mãe fazer as coisas somente pro filho.

Mas ultimamente o Davi vem me mostrado como tenho errado em simplesmente aceitar a primeira recusa dele, por que por ex. Ele detestava peixe, mas na viagem á Cananéia ele comeu e adorou, na verdade até eu que não gosto de peixe comi e gostei, mas  eu não ofereci a ele, ele olhou e me pediu. Acho que na verdade a questão não é bem ceder aos NÃOS e nem insistir demais, acho que a questão é continuar mantendo o cardápio até que a própria criança se interesse e peça, é o que vem acontecendo com ele com outros alimentos como milho, ele detestava milho, cuspia toda vez que dávamos a ele. Outro dia estávamos brincando com ele na praia e ele parou a bicicleta ao lado do carrinho de milho e pediu, o pai dele comprou e eu fiquei brava por que era dinheiro jogado fora já que ele não gostava, na primeira colherada ele cuspiu tudo, aí eu brava peguei o prato e comecei a comer, o Davi resolveu que queria a colher e de repente estava lá comendo o milho como se fosse a melhor coisa do mundo, ontem fomos novamente com ele passear e lá foi ele pedir milho.

Já a água de coco que ele amava agora não gosta mais, mostrando que a criança é um ser muito inconstante por estar constantemente em crescimento e amadurecimento de muitas coisas como hábitos, paladar, educação .... Então o que vale é a nossa persistência e não insistência, parece igual mas não é. Eu pretendo não desistir de que o Davi coma as coisas, fazendo com que ele tenha um contato maior com certos alimentos, mesmo que seja apenas visual, nos vendo comê-los e tudo mais, mas não pretendo ficar insistindo em oferecer ou forçando ele a provar, pois como eu disse ele tem uma personalidade e tanto e é capaz de não comer só de pirraça.

E vocês tem alguma dica????

Abaixo segue uma parte de um artigo da crescer que me chamou atenção para a minha fácil desistência com  o Davi:

6 deslizes que os pais cometem quando têm filhos
1 - Criar cardápio especial (só com o que ele gosta!) 

A gente sabe que fazer uma criança comer dá trabalho, e muito! Mas é fundamental insistir. É provável que toda vez que seu filho provar um novo alimento, faça careta e até cuspa. Isso não significa que ele não gostou. Estudos mostram que você deve oferecer o mesmo alimento pelo menos 12 vezes antes que ele entre para a lista do que seu filho não gosta. Quando você cede aos apelos da criança e permite que ela coma apenas o que quer é um erro. Claro que aquele pacote de bolachas pode ser mais tentador do que um prato de arroz com feijão. “Por isso, é importante controlar o tipo de alimento que a criança ingere sempre. Se for habituada a comer coisas saudáveis não vai dar trabalho quando estiver maior”, diz Gabriela Kremer, endocrinologista pediátrica do Hospital Pequeno Príncipe (PR). 

Vale reforçar que você é o exemplo. Se na hora da refeição, seu filho perceber, por exemplo, que no seu prato não tem nenhum legume e no dele, sim, vai ficar difícil convencê-lo de que é importante comer esse tipo de alimento. “A criança se espelha nos pais. Assim, se eles se alimentam bem, as chances de ela fazer o mesmo aumentam”, diz Gustavo Teixeira, psiquiatra especializado em comportamento infantil, do Rio de Janeiro. 

6 comentários:

  1. A Lara [ainda] nunca recusou nada.... e algo que faço e ela adora são as carinhas que faço com a comida. Mas adorei as suas dicas, nunca se sabe. BeijoBeijo. Andrea e Lara. http://coisas-da-lara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Menina,

    Tava tanto tempo sem entrar na internet e quando vi seu blog quase caí pra trás, rsrsrs, tem um monte de postagem.

    Realmente é complicado a questão alimentar em crianças, neh? A maternidade não é facil, deveria existir faculdade antes de ser mãe, neh ?

    Bjssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  3. Olha, Jackie, isso é sério mesmo. Já experimentei isso aqui em casa no sentido de Laura recusar coisas por brincadeira ou por mau humor. Mas, principalmente por imitação conforme você conta que Davi imita o seu prato. Adorei a dica de persistir sem insistir. Beijocas em vocês!

    ResponderExcluir
  4. A Marinah anda dando baile na hora da refeição... Até 1 ano comia de tudo até giló... Agora rejeita quase todas as frutas, legumes e verduras só camufladas... Adorei as dicas e vou tentar!!
    Bjo
    http://simplesmente-mamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Jack! Passei rapidinho para conhecer o teu blog e aproveitei para te seguir! Estou viajando até 5ª, então estou aproveitando o sono da Catarina para usar um pouquinho a net. No fim de semana eu entro com mais calma.
    Ah! Tem SORTEIO lá no blog. Dá uma olhadinha e participa!
    Beijos
    minhamaternidade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Jack, Dudu não dava trabalho para comer, mas ultimamente tem recusado alguns alimentos. Temos que tentar, mas também temos que respeitar os gostos da criança. É difícil achar o equilíbrio da alimentação saudável e agradável ao paladar deles, né?
    Beijo,
    Ju

    ResponderExcluir

Seu Comentário é Sempre Bem-vindo. Comenta vai.