terça-feira, 31 de maio de 2011

Trauma desnecessário



Amanhã finalmente o Davi vai tomar a vacina da H1N1, então este post tava empoeirando desde o post do  “ Rindo da Minha Mãe” hauhauhauahaauha, então o assunto VACINA trouxe de volta este post que ta no meu PC esperando o momento certo.....
Tem algumas coisas que eu vejo por aí que me deixam chocada de como ainda nos tempos de hoje algumas mães e pais traumatizam seus filhos sem necessidade, dizem as coisas sem medir.
Como a famosa injeção por exemplo, eu fico pra morrer quando escuto algum pai ou mãe dizendo “se não se comportar vou te levar pro médico pra tomar uma injeção”, ou então os pais vão sair mas não querem contar pra criança e dizem assim “ ahhh o papai e a mamãe vão no médico tomar injeção você fica senão ele vai dar em você também”, isso cria um trauma desnecessário na criança com algo que pode um dia salvar a vida dela. Como é que você vai explicar ao seu filho que “do nada” aquela coisa tenebrosa vai ser boa pra ele? Além de atrapalhar o serviço dos profissionais de saúde, que tem que atender as crianças gritando e se esperneando, chorado por causa de uma picadinha da vacina, ou uma bela de uma picada de uma injeção que vai curar algo que ela tenha.
Ou então uma outra chantagem muito comum e  muito errada “ Filho toma esse remédio direitinho senão você terá que ir pro hospital e tomar uma injeção enorme” , os pais colocam a injeção como um castigo sempre, aí a pobre criancinha toma todos os remédios corretamente como sugerem os pais e ainda assim ela não melhora e tem que ser internado para tomar injeções e ficar no soro, como explicar pro seu filho que mesmo ele se comportando ainda mereceu um castigo “ a injeção” ?
Quando o Davi teve a pneumonia, ele tinha sido medicado corretamente em casa e do nada me aparece uma pneumonia que o fez ficar 5 dias internado tomando 1 benzetacil  por dia. Ele não tinha idade pra ter medo de agulhas e nem pra eu ter traumatizado ele, mas se tivesse, como eu ia explicar que mesmo se comportando ele ia ser castigado com uma das injeções mais dolorosas que existe?  A noção de justiça/injustiça são valores muito importantes pra a gente bagunçar na cabeça das crianças, e mesmo assim eu ouvi um pai,quando o Davi ficou internado, ameaçando de chamar a enfermeira pra dar injeção no menino se não se comportasse, e cada vez que a enfermeira passava o menino quase morria de susto!
 Então por favor não traumatizem seus filhos com coisas que podem custar a vida deles, coisas que um dia vocês podem forçá-los a fazer pelo bem deles, e é uma situação  que eles não entendem, se a primeira impressão é a que fica, a visão que damos a eles de uma determinada coisa acaba ficando muito forte.
Bjussssssss e por favor considerem muito as coisas antes dizer á eles, pra nós são coisas bobas pra eles não, afinal são os seus pais (heróis) que estão dizendo.

5 comentários:

  1. é .. tbem nao gosto nada de ficar falando pra criança, ou vc faz isso ou vai acontecer isso. Alem de traumatizar, a criança acaba aprendendo a chantagear. Bj

    ResponderExcluir
  2. Acredito muito no poder das palavras e as utilizo com muito critério!
    Longe de mim, traumatizar as minhas pequenas.
    Ainda bem que temos essa consciência!
    Viva pra nós!
    Beijosssss***

    ResponderExcluir
  3. Oi xará
    Adorei teu post , vc ta certissima!
    Nunca vou fazer isso com a Jú!

    beijO's nossos

    ResponderExcluir
  4. Ai aqui to com um problemão daqueles que a qualquer hora conto tudo no blog, Ubiratan começou tratamento com psicologa, foi na neuro pediatra e amanhã vai fazer um eletroencefalograma, ele ta tendo dificuldade na aprendizagem.
    Me da uma vontade de dizer todo mundo sabe e vc não qualquer dia nasce orelhas, mas Deus é mais e guardo só pra mim.
    Affff hoje to uma pilha.
    As vacinas de Lívia estão atrasadas o meu Deus que falta de vergonha na cara dessa mãe.
    bjus e desculpa o desabafo.

    ResponderExcluir
  5. Pois é. Meu filho tem infecções de garganta com a parte respiratória comprometida. Eu sempre falo...Vamos tomar o remédio pra vc não precisar talvez ir para o hospital. Mas digo assim porque ele é muito ansioso e nervoso...com apenas 3 anos ele já chora muito e até tem ânsia de vômito nervosa só pra tomar a medicação em casa. Isso me preocupa muito.
    Só foi internado 1 X com pneumonia. Tinha 1 ano e meio. E ficou no soro. Só de ter ficado no soro, ele tinha pavor de qualquer pessoa que entrasse no quarto.
    Então toda vez que fica doente...fico extremamente preocupada, mas ainda assim conversamos muito até ele tomar a dose oral! E sempre rezo pra melhorar o quadro! 😦

    ResponderExcluir

Seu Comentário é Sempre Bem-vindo. Comenta vai.