quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

O grito é o novo tapa nos filhos!

Andei presenciando ontem uma cena muito lamentável...... foi de mãe e filho (a) mas não de criança, mas desde quando começa a falta de respeito dos pais com os filhos????? SIM você leu direito DOS PAIS para com os FILHOS, afinal como querem respeito se não respeitam seus filhos???? como querem adultos realizados se traumatizamos sua infância???? segue abaixo uma matéria interessante que foi publicada essa semana no UOL.

08/01/2010 - 15h20

Grito é o "novo tapa" nos filhos

Da Redação
  • Getty Images Agressão verbal na infância pode desencadear depressão e ansiedade na vida adulta,
    segundo pesquisa
Gritar com os filhos e fazer ameaças até podem parecer atitudes rotineiras dos pais em meio ao dia a dia cheio de informações e compromissos. Mas, cuidado: se esse comportamento for constante pode ser classificado como um sério tipo de violência, a psicológica, tão prejudicial quanto a física.

Segundo matéria publicada recentemente no jornal americano “The New York Times”, a maioria dos pais de hoje não bateria em seus filhos de jeito nenhum. No entanto, muitos se sentem sem ferramentas eficazes para controlar os pequenos e aderem ao grito como o novo tapa. Imagine uma situação corriqueira: a mãe pede repetidas vezes à criança que pare de mexer em algo, e ela não obedece; o volume da voz aumentando conforme a paciência se esgota. O resultado? O grito.

O problema é o resultado desse tipo de comportamento, como demonstra um estudo feito pela Universidade Estadual da Flórida (EUA) e publicado no “Journal of Affective Disorders”, que entrevistou mais de 5,5 mil pessoas entre 15 e 54 anos. Segundo a pesquisa, pessoas que são alvos de ofensas verbais são quase uma vez e meia mais propensas a sintomas de depressão do que outros indivíduos e ficam duas vezes mais suscetíveis a transtornos de humor e ansiedade durante toda a vida.

Ofensas na infância

O dado surpreendente do estudo foi o número alto de participantes que afirmou que os pais usavam ofensas verbais constantemente (cerca de 30% dos casos), como insultos, ameaças físicas e comentários negativos. “É preciso que os pais sejam avisados do efeito em longo prazo desse tipo de comportamento para que não ofendam verbalmente seus filhos”, disse Natalie Sachs-Ericsson, que dirigiu o estudo.

Com o tempo, as crianças podem realmente acreditar nos comentários negativos a seu respeito e usá-los para explicar tudo que ocorre de errado na vida. Tirar notas baixas, não ser convidado para o time de futebol da escola ou ficar de fora de uma festa de aniversário seriam motivos para a criança pensar que não é boa o suficiente. Esse padrão de autocrítica pode acompanhá-la até a idade adulta e contribuir para o desenvolvimento de ansiedade e depressão.

A consultora de etiqueta e comportamento Célia Leão, de São Paulo, sugere trocar o uso do verbo ser pelo estar. Ou seja, no lugar de “Você é muito preguiçoso”, os pais podem usar “Hoje você está muito preguiçoso”. E evitar, é claro, frases que diminuem a autoestima, como “Você nunca consegue fazer isso sozinho”.

Outra dica da consultora é ser o espelho para as crianças. Como a aprendizagem se dá pela imitação de modelos, pais gentis e com boas maneiras são exemplos a serem seguidos pelos filhos.
Fonte: http://estilo.uol.com.br/comportamento/ultimas-noticias/2010/01/08/grito-e-o-novo-tapa-nos-filhos.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é Sempre Bem-vindo. Comenta vai.